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Writer's pictureDébora Marquetti

Marketing de influência para o mercado de beleza

Com certeza você já consumiu um produto de beleza por causa de um influenciador não é mesmo?


Segundo uma pesquisa da Global Web Index, em 2020 houve um crescimento significativo de pessoas que começaram a seguir influenciadores de beleza, e esse aumento impacta diretamente o mercado de cosméticos que investe cada vez mais nesses perfis para alcançar novos públicos para o seu produto.

O poder das redes sociais fez surgir novos modelos de empreender, de ver e ser visto, o mercado de cosméticos no Brasil, primeiro quadrimestre de 2021, cresceu cerca de 5,7% e só o segmente de perfumaria teve uma alta de 22% esse fator, se deu por conta da pandemia, porque mesmo saindo menos de casa, o padrão de consumo para compras online, principalmente em cuidados pessoais conseguiu se elevar. Outro ponto interessante que impacta diretamente os influenciadores, é que o modelo de compra online favorece na produção do conteúdo, já que esse influenciador, consegue direcionar a “propaganda” direto para a página de compra, não é mais necessário consumir a divulgação e sair de casa para buscar o produto.

O trabalho em parceria com o influenciador incluí todos os passos até a venda já que esse parceiro por sua vez vai:

· Se basear no seu briefing para elaborar e produzir um conteúdo de divulgação,

· Testar o seu produto para passar uma opinião sincera como consumidor,

· Levará o seu público até a sua página de vendas.


Apostando nos micro influenciadores

Quando se pensa em vendas o foco principal é quantidade e por isso muitas marcas vão direto abordar aquele influenciador com milhões de seguidores, porém estrategicamente para quem quer começar a investir nesse modelo de divulgação, o interessante em um primeiro momento é apostar nos micro influenciadores. Perfis grandes geralmente para atingir a maioria do seu público vão precisar trabalhar uma estratégia extensa, com vários formatos de post, com uma mão de obra gigante e isso, gera valores bem altos, tanto de investimento de produtos, pagamento do influenciador e mão de obra, para uma marca gigante pode ser interessante.

Mas esse texto é para você que está começando com a sua marca no mercado, é considerado micro influenciador pessoas com até 100mil seguidores, esse modelo de produtor de conteúdo realmente se atenta em produzir e mostrar um bom trabalho, ele vai se atentar ao seu briefing do começo ao fim, para montar um portfólio próprio de parcerias, geralmente ele cobrará um valor simbólico de parceria dividido parte em dinheiro e parte em permuta. O micro influenciador também consegue ter um contato mais direto com o público, respondendo os directs e comentários para manter o engajamento dele.

Assim como em todo negócio seja estratégico, comece aos poucos, mais vale 3 micro influenciadores convertendo de fato, do que um super influenciador que não vai conseguir apresentar 100% o potencial da sua marca.

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