• Writer's pictureDébora Marquetti

Assessoria de imprensa e Marketing Digital: Uma grande evolução para o jornalismo

O avanço tecnológico mudou nossa rotina e principalmente nosso trabalho como jornalistas, e hoje quero falar um pouco sobre essa evolução da assessoria de imprensa para o famoso marketing digital.

Para começar, vamos definir o que é assessoria de imprensa. Este tipo de serviço conecta o produto/serviço do cliente, através do assessor, com as grandes revistas para resultar assim no interesse da divulgação nas mídias (Cliente X Assessor X Jornalista).

A mídia impressa, os jornais, rádios e TVs eram os principais meio de comunicação, e sair nesses grandes veículos de massa era primordial para divulgação do produto/serviço. Em 1969 ocorre uma grande mudança: a criação da internet, o que resultou em ferramentas de busca e SEO, aparecimento de blogs e finalmente nas redes sociais.

O assessor entendeu que com a entrada das redes sociais, as pessoas não são mais simplesmente ouvintes, mas sim, consumidores de conteúdo e grandes formadores de opinião. O grande start foi que as marcas perceberam que para vender os seus produtos não precisam mais da televisão, rádios ou jornais, mas sim, alcançar esse público diretamente e de forma criativa nas redes sociais, surgindo o marketing digital.

O mindset foi alterado, assim, o jornalista também, mas sem esquecer as mídias tradicionais que ainda impactam. Para ser um bom assessor atualmente você deve:

1- Seja curioso e conectado: consuma conteúdo relevante para o seu cliente em questão.

2- Fique de olho na concorrência.

3- Leia! Parece clichê, mas um bom assessor lê todos os dias os grandes portais de noticias para saber sobre o mercado e mundo.

4- Seja rápido em captar as tendências em massa. Olhe sempre o reels e veja como o seu cliente pode entrar nas trends.

5- Relacionamento: Forme sua rede de conexão com os jornalistas de veículos.

6- Não desista: Divulgue sua pauta e fale com o jornalista mais de uma vez se precisar e seja um bom vendedor. Convença que o seu conteúdo é relevante para aquele veículo.

7- Não foque somente nas grandes revistas, os blogs e midiais sociais muitas vezes possuem um peso muito maior.

Conheça mais sobre assessoria e alavanque o seu negócio!

6 views0 comments