• sitetagcomunicacao

Assessoria de Imprensa: saiba o que faz e como entrar para o mercado

Os profissionais de assessoria de imprensa e os jornalistas tem um papel muito parecido na mídia, ambos encontram pauta, apuram e produzem notícias que eventualmente são publicadas em sites e portais. Mas existe uma diferença fundamental entre eles, um faz parte do mercado e o outro do veículo, respectivamente.

O assessor de imprensa busca encontrar pautas diversas que possam promover seu cliente, geralmente uma marca ou empresa, de forma positiva na mídia. A notícia sai de foco e entra o cliente e como ele pode ser beneficiado por aquela notícia. Por isso, o mercado não reconhece o assessor como um jornalista, já que sua prioridade não é a mesma.

Para entrar de cabeça nesse mercado, é preciso que o profissional abandone consiga trocar essa prioridade no seu processo de trabalho e se concentre em apenas promover o cliente, não há encontrar boas pautas, independente de quem ela beneficie.

Para conseguir esse novo mindset é preciso que o profissional pratique muito, se torne uma máquina de produzir releases, que conheça seu cliente como ninguém e que saiba o que funciona na mídia, o que interessa e o que pode se tornar uma grande pauta dentro de um veículo.

Ter a experiências em ambos os campos de trabalho ajuda a ter uma maior perspectiva do que funciona e do que não funciona, além de ajudar a manter bons relacionamentos em todos os campos de trabalho.

5 views0 comments