Esse questionário é o primeiro passo para entender de fato a necessidade do seu cliente.
Questions and answers, perguntas e respostas ou simplesmente Q&A. Esse documento é sigiloso deve ser mantido apenas entre as pessoas envolvidas no trabalho geralmente, ele é muito utilizado no atendimento ao cliente, principalmente dentro da área de comunicação.
Após o fechamento de um contrato de prestação de serviço entre agência e cliente é essencial a elaboração desse questionário para que você tenha um norte na hora de começar a desenvolver o seu trabalho e isso não deve ser feito apenas no início de um atendimento, Q&A’s devem ser atualizados a cada nova ação levando em consideração os resultados gerados pelo trabalho que vem sendo feito.
No caso da assessoria de imprensa, o Q&A é uma ferramenta estratégica muito importante pois eles são preparados para várias situações especificas como institucionais, crises, serviços, produtos, eventos, questões pontuais, etc. E o ideal, é que porta-vozes, equipe de comunicação e dependendo do porte da empresa, até o jurídico deve responder o documento.
Outras funções do Q&A
O Q&A não se limita apenas a esfera clientes e agência, ele pode ser levado ao público como uma forma de aproximação e análise de audiência, um exemplo muito popular são as enquetes do Instagram, use-as a seu favor!
O que não pode faltar em um Questions and Answers?
Cada Q&A possui uma identidade muito particular já que eles são elaborados especialmente para um cliente, público ou persona, mas se tem algo que não pode faltar nesse direcionamento, é o objetivo que o cliente espera que o seu trabalho alcance, e tem que ser algo respondido bem abertamente, se o cliente quer seguidores ele tem que dizer “Eu quero mais seguidores, ” “Eu quero mais autoridade no meu segmento” ou “Eu quero vender mais. ”
Sinceridade no Q&A é a base de tudo!
תגובות