• Nathalia Santos

Marketing digital para pequenas empresas, vale a pena?


Quando um empreendedor decide dar o pontapé inicial no seu negócio, ele se vê em meio a várias obrigações burocráticas, organizacionais e muitas vezes, acaba negligenciando um item que será essencial: A estratégia que irá trazer os clientes até a sua empresa. Não é incomum ver esses pequenos empreendedores se aventurando em tentar manter um conteúdo de marketing e ainda administrar todo um negócio e com o tempo, ele não vai conseguir se dedicar 100% em nenhuma das duas funções.


Divulgação de produtos e serviços em redes sociais feitas apenas como um post para manter um perfil atualizado é algo que já não tem mais valor, investir em conteúdo que oferece algo ao seu seguidor, ter estratégias que buscam entender o comportamento de consumo das pessoas e em cima disso desenvolver um plano de marketing é algo que deve ser parte do orçamento de todo negócio e isso vale também para as pequenas empresas.


Ter presença no ambiente digital é fundamental para gerar proximidade com o público, entender a necessidade e posicionar o seu produto/ serviço de uma forma que ele possa ser aquilo que o seguidor busca. A estratégia do marketing digital está muito ligada à análise do comportamento humano, entender o que leva uma pessoa a clicar no botão de compra requer pesquisa e observação, por isso, muitos empreendedores que tentam manter uma rede social sozinhos, sem uma equipe especializada, não conseguem ter resultados relevantes, pois eles não têm a disponibilidade de fazer esse estudo antes de criar um post.


Mas, marketing digital é caro?

Temos que pensar que o marketing digital é um meio para um fim, que a estratégia certa é o que vai fazer o seu negócio rodar, é parte do processo de venda e o serviço precisa ser calculado junto com todos os valores que serão direcionados a empresa. Não é um gasto a mais, faz parte do investimento em busca de retorno.

O preço de uma estratégia de marketing vai variar muito de acordo com o retorno que cada empreendedor busca, mas existem valores para todos os níveis de empresa, então independentemente do tamanho do seu negócio, vale a pena investir.

8 views0 comments