top of page
  • Writer's pictureLeticia Caetano

Planejamento estratégico: Entenda qual a importância para uma marca



Planejar é uma atitude fundamental em nossas vidas — e não podia ser diferente para uma marca ou empresa, pois para se consolidar no mercado, é preciso muito trabalho.

É possível analisar e compreender todas as realidades em que sua empresa está inserida por meio do planejamento estratégico. E também, escolher medidas para ajudar seu negócio a crescer em um ambiente competitivo e de crise, como o que estamos vivendo hoje. O planejamento estratégico permite identificar áreas do seu negócio que precisam ser aprimoradas, como pontos fortes e fracos, e, como resultado, aumentar sua produtividade.


Confira as quatro dicas a seguir para executar um plano estratégico eficaz:


1. Tenha um objetivo claro em mente.


Todo planejamento estratégico deve ser baseado em objetivos específicos. Nada justifica tentar realizar um projeto mirabolante se seus objetivos forem incompatíveis com a realidade socioeconômica da sua marca ou empresa.

Saiba aonde você quer chegar, estabeleça prazos e desenvolva as estratégias e os caminhos necessários para que sua empresa chegue lá.


2. Envolva sua equipe


Os colaboradores são essenciais para garantir que seu plano estratégico se desenrole conforme planejado. Um bom chefe cria um ambiente propício ao diálogo, onde faz com que sua equipe de colaboradores constantemente troque ideias, informações e faz perguntas sobre suas tarefas e responsabilidades. Não seja aquele chefe que quer apenas resultados! Uma equipe satisfeita trabalha com muito mais determinação.


3. Conduza um exercício completo de benchmarking.


Ter concorrentes nem sempre é uma coisa ruim. Se você usá-los corretamente, poderá descobrir o que fazer e o que não fazer para se tornar líder no segmento. Investigue e esteja sempre à procura de evidências usando as ferramentas apropriadas.


4. Mantenha sua estratégia sempre atualizada.


O mercado consumidor é inerentemente instável e variável. O que está em alta hoje, pode se tornar irrelevante no futuro no mercado consumidor. Um planejamento estratégico geralmente é dividido em fases micro (1-3 meses) e macro (6-12 meses). Determine a duração apropriada para atingir seu objetivo.


Você já considerou a importância do planejamento estratégico para a sua empresa? Qual é a sua opinião sobre a situação? Conta para a gente!

bottom of page